8 de fevereiro de 2011

Receita de Macho: Rotolone

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Macho que é macho come qualquer coisa. Mas se a gente pode incrementar pro gosto melhorar, é muito bem vindo. Exemplo disso foi um mês atrás, quando eu estava em casa e nada para comer. Olhei a geladeira e tudo que via era um resto de presunto sem graça, queijo ressecado e, uma massa de pastel meio duvidosa que eu nem lembrava que existia.

Foi então que a iluminação divina de São Valadão se pronunciou. Eu sei... isso não foi lá muito macho, mas eu achei legal pra dar ênfase. Por que não juntar os três? E foi o que fiz! Mas antes, tinha que dar jeito naquele queijo ressecado. E aí usei um velho truque que aprendi anos atrás. Amornei um pouco de leite e joguei por cima do queijo. O leite hidratou o queijo (que eu não sei se você sabe mas, por acaso, também é feito de leite) e quinze minutos depois, era como se eu tivesse acabado de compra-lo. Tá... não tão perfeito, mas resolveu o caso. O correto seria deixar o queijo de molho no leite em temperatura ambiente. Mas ia demorar mais, então liguei o modo agreste e adiantei o meu lado. 

Comecei a operação cirúrgica logo em seguida. Siga o passo-a-passo e você também conseguirá reproduzir a receita abaixo.

|| Ingredientes:

01 Pacote de massa para pastel em rolo
01 Caixa de Creme de Leite
Leite (use a caixa do creme de leite como medida)
Presunto (o quanto desejar)
Queijo (o quanto desejar)
Pimenta do Reino Moída
Sal ou, se tiver em casa, Fondor Maggi (merchan bravo esse)

|| Como fazer:

Desenrole a massa do pastel sobre uma mesa ou balcão e espalhe o queijo e o presunto sobre ela. Enrole novamente, como se fosse um rocambole. Depois de enrolado, para selar a ponta, passe o dedo, levemente molhado. A massa vai ficar com aspecto de cola e evita que se abra. Corte o rolo em rodelas grossas, de aproximadamente 1 dedo e meio de espessura. Em uma vasilha à parte, despeje o creme de leite, o leite, a pimenta do reino e o sal ou fondor. Misture bem e jogue uma pequena quantidade da mistura no fundo de um refratário. Coloque as rodelas de massa no refratário e regue com o resto da mistura. Leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 30 minutos. 

Se você, mesmo sendo Macho, se dedicar, o resultado deverá ser parecido com este aí em baixo.


Rotolone com Massa de Pastel

O único ingrediente que não muda nesta receita é a massa do pastel. Todo o resto pode ser alterado. Seja um Macho Criativo e experimente recheios diversos ou molhos de outros sabores. No ápice da preguiça, pode usar molho pronto vendido no mercado. Eu perdôo! Só lembre de acrescentar um pouco de água ao molho pois no forno, a água vai evaporar e deixará o molho em uma consistência mais interessante.



10 comentários:

  1. Caralho... n sei se é a fome, mas a cara desse prato esta muito boa. Me deu água na boca!!! Muito bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Hum! Jura que foi com restinho? eu quero esse trem aí!
    Ficou lindo!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, Hummmm...deu água na boca esta receita!!!

    ResponderExcluir
  4. Pessoas amigas. É tão fácil de fazer que chega a ser ridículo. Não esqueçam que tento simplificar ao máximo as coisas aqui pois, a idéia do blog é que qualquer homem consiga fazer um prato razoavelmente saboroso e se alimentar.

    ResponderExcluir
  5. Vou passar esse blog pra o meu Macho!!! se ele não fizer isso... não sei mais...

    ps.: Elaine quem indicou... Gostei muito...
    Ensina tb como preparar um jantar comemorativo para 2... rs rs rs rs

    ResponderExcluir
  6. Tulio,

    Obrigada pelo comentário no blog! E obrigada por com o seu blog conseguir que meu marido fosse a cozinha pela primeira vez!!

    Abraços,
    Joana Maltez

    ResponderExcluir
  7. muito bom..muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  8. parabens ameiii sua receita
    amigo peguei de novo a iamgem do plagio nao
    ´pra por no meu blog ta clicando na imagem para em vc viu
    com seus devidos creditos
    tenha uma boa tarde
    meu blog ja ja ta de cara nova de uma passadinha nele
    em breve sera site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Darlete. Se quiser, pega a imagem aqui nesse link. Tem duas versões e, a imagem em um arquivo do Corel caso você queira modificar para cores mais apropriadas ao seu blog. Pode clicar no link sem se preocupar. É de uma conta minha onde guardo arquivos para enviar aos amigos.
      http://ge.tt/9WJ6GM7?c

      Excluir
  9. Tulio, vi no Facebook e vim conferir. A-m-e-i a dica do queijo! Não sabia que dava para ressuscitar queijo ressecado! Em relação à comer qualquer coisa, sou bem "macho", rs, se bem que de "qualquer coisa" esse rotolone não tem nada, massa de pastel é coisa linda que veio do céu :) Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.