31 de agosto de 2014

Doce de Macho: Doce de Banana com Limão, Pimenta e Açafrão

Cozinha: Vila Laura, Salvador - BA, República Federativa do Brasil
Doce de Banana com açafrão, pimenta e limão
Ôôôô o Macho Gourmet voltôôô!!!! Agora é definitivo. Voltei para ficar. E dou graças ao meu bom Deus por isso. Andava sem inspiração para a cozinha mas esses dias senti vontade de voltar a cozinhar e postar. Hoje, despretensiosamente, enquanto estava ali na cozinha lavando a louça... PLIM!!! A coisa voltou. :)

Olhei para a fruteira, vi umas bananas já passadas, com cara de que iriam para o lixo de hoje para amanhã. Mas contemplava também uma pia cheia de louças à minha frente e a irresistível vontade de me jogar no sofá e passar o resto da tarde do domingo de bobeira. É nessas horas que eu me pergunto por que cargas d'água as mães ensinam que não se joga comida fora pois tem gente passando fome por aí. Ah, senso de responsabilidade... às vezes eu te odeio!!! Vamos então fazer o que se faz com fruta prestes a ir para o lixo. Vamos transformar em doce. 

Fazer doce ou geleia com frutas não tem qualquer mistério. Até o mais ogro dos ogros na cozinha consegue. É só juntar açúcar, um pouco de água (se precisar) e pronto. Mas, confesso meu pecado, eu tenho certa resistência a deixar as coisas muito simples. Tenho sempre que dar uma incrementada, mesmo que seja mínima. E para não perder o costume (e fomentar o meu pecado), foi isso que fiz. Anote então a receita "básica" do meu doce de banana extra-plus-quase-advanced sabor limão. HÃÃ?!?!?! Isso mesmo, você não leu errado.

|| Ingredientes:

Bananas maduras (a quantidade depende de quanto doce você quer)
Água suficiente para quase cobrir as bananas
Pimenta do reino branca
Açafrão*
Raspas de limão
Açúcar

|| Como fazer: 

Descasque e corte as bananas em rodelas, colocando em uma panela. Eu, sinceramente, te recomendo uma panela de fundo esmaltado, cerâmico ou antiaderente. Te poupará trabalho na hora de limpar. Coloque água suficiente para quase cobrir a banana e leve ao fogo alto. Salpique um pouco de pimenta do reino branca, açafrão (eu prefiro os pistilos, mas pode ser em pó também) e deixe começar a ferver. Enquanto isso, rale a casca de um limão e reserve. 

Quando a água estiver começando a ferver, adicione as raspas do limão e abaixe o fogo. Vá juntando o açúcar aos poucos e misture bem. Lembre-se que quanto mais açúcar você misturar, mais caramelado será o doce e, mais sujeito a endurecimento quando esfriar. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até formar uma calda encorpada. 

Se ao mexer, a calda se desprende do fundo da panela, pronto! Seu doce já está no ponto. Transfira para uma vasilha de vidro ou porcelana ainda quente (será mais prático do que depois de esfriar), espere esfriar e mantenha na geladeira. 

Este doce dura (se durar) até 1 mês sem precisar de conservantes e você pode sempre matar aquela vontade de doce com algo que você sabe se seguiu as boas práticas de higiene que tanto se prega em cursos de culinária e afins. 



*******************************************************
* O açafrão nada mais é que os pistilos da flor Crocus sativus. Já foi uma das especiarias mais caras do mundo, devido ao enorme trabalho que se tem para consegui-lo. É preciso colher manualmente as flores, arrancar os pistilos e coloca-los para secar. Pode parecer simples, mas para que você tenha uma idéia, para se conseguir 1 kg de açafrão, são necessárias cerca de 150.000 flores. 

4 comentários:

  1. Opa! O Macho Gourmet voltou! E com uma dica show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Super essa receita. Eu te entendo perfeitamente... quem nunca correu a inventar receita para aproveitar a fruta que está passando... :) Bem-vindo de volta!

    ResponderExcluir
  3. Ehhh! Macho Gourmet, o retorno :) Doce de banana com uns toques a mais de sabor, gostei! Nunca pensaria em adicionar esses "temperos", rs. Bjs!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.