Se você não é tão macho quanto aparenta, no dia de fazer um rango caprichado para os amigos vai até o mercado e compra aquele penne ou espaguete grano duro (chamado assim porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum e fica naturalmente "al dente" ou, traduzindo para você, com aspecto de não cozido completamente), industrializado e sem graça. Pois bem amigo macho! Hoje você vai mostrar aos seus amigos quem é que manda na cozinha (na parte antes de lavar a louça) fazendo o seu próprio macarrão ou, como os italianos chamam, sua própria pasta fresca!
A pasta feita em casa tem muito mais sabor e, você ainda pode tirar onda com os amigos posando de semi-Mestre Macho Gourmet Jedi. A receita é simples, básica e rápida de preparar. E você ainda pode fazer na frente dos amigos caso não se importe em suar um pouco antes do jantar. Mas antes de começar, você vai precisar usar o tipo certo de farinha, senão a coisa vai desandar. A farinha de trigo tipo 00 (zero-zero), ou "soft flour" (farinha macia, maleável), é a mais indicada mas, infelizmente aqui no Brasil e para os meros mortais, ela custa uma pequena fortuna. Então, você pode trocá-la sem maiores problemas pela farinha tipo 01. Apesar desta farinha não ser muito indicada para a panificação, por ter pouca quantidade de glúten, ela quebra o galho. Agora que você sabe disso, vamos ao que interessa.
|| Ingredientes:
01 ovo médio
100gr de farinha
Esta é a medida básica. Para cada 100gr de farinha, 01 ovo.
|| Como fazer:
Coloque a farinha numa mesa ou balcão. Faça um buraco no centro e quebre o ovo ali. Se você é um macho inexperiente e não se tocou ainda que alguns ovos podem vir podres, recomendo que quebre ele numa xícara e, somente depois, jogue na farinha. Use as pontas dos seus dedos (unhas aparadas, pelo amor de Deus!!!) e incorpore a farinha ao ovo, um pouco de cada vez até que estejam devidamente misturados. Alguns Machos com estigma de padeiro costumam sovar a massa como se estivessem numa aula de Jiu-Jitsu. Lembre-se! Você é um Macho Gourmet. Trate a massa como se tratasse aquela gata que você tá cercando, ou seja, com amor e carinho. Vá amassando ela até que fique completamente lisa e aveludada.
Esfarinhe a mesa ou balcão e, com um rolo ou a garrafa de cerveja que você consumiu enquanto preparava a receita (esterilize a garrafa antes), abra a massa o máximo que puder. Dobre a massa sobre ela mesma e repita o processo mais duas vezes. Abra a massa novamente e, com uma faca de ponta fina, corte tiras de massa no sentido que desejar. Sua massa está pronta! Para cozinha-la, tenha certeza que a água já está fervendo. Então, é recomendado que você coloque a água no fogo na metade do processo do preparo da massa.
Dica 01: Não jogue óleo na água. Uma boa pasta não precisa disso.
Dica 02: Não tem coisa mais brega que massa colorida (opinião minha!!!) mas... se você quiser fazer, bata no liquidificador uma cenoura, passe por uma peneira e incorpore o suco à massa. Isso dará à massa uma cor alaranjada. Se quiser verde, use espinafre. Lembre-se que, fazendo isso, você talvez precise corrigir a massa com um pouco a mais de farinha.
Sirva com o molho que desejar. Eu recomendo um pesto, que você encontra a receita no blog Foie Gras com Dendê, da não macho Chef Emanuele Ribeiro. E como diriam os italianos: Buon appetito!
Adorei!!Muito prática e rápida (parece).Pena q eu não tenha um macho gourmet p cozinhar p mim!!
ResponderExcluirParabens pelo blog. Muito útil não só p macharada como p mulherada meio "despreparada"tmbm!
Abraços carinhosos
Lane.
Adorei
ResponderExcluir