27 de outubro de 2011

Macho Russo: Strogonoff gelado de Manga e Atum

Cozinha: R. Cap. Melo, 338-648 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Strogonoff gelado, um prato para dias quentes.
Para! Para! Para! Não começa a avacalhar não!!! Strogonoff gelado?! Deixe de sandice, macho!!! 

Isso deve te sido o que muitos pensaram ao ler o título deste post. Mas, sim, strogonoff gelado. E daí!? Embora alguns passem a querer a minha cabeça deste post em diante, não existe regra para a concepção deste que, ao lado da macarronada da mamma, é quase um ícone da mesa dos brasileiros.

Este prato de origem russa nasceu nas fileiras de soldados (o que, por si só, já o categoriza como um prato pra Rambo nenhum botar defeito) que, para transportar sua carne sem que estragasse, utilizavam como conservante sal grosso e vodka. No momento de preparar a refeição, juntavam a ela pedaços de cebola. Mas foi no reinado de Pedro, o Grande (1672-1725) que o cozinheiro russo Paul Stroganov aperfeiçoou o prato adicionando tomates e creme de leite. A base do Strogonoff é bem simples, como você pode ver. Um verdadeiro prato para macho. As frescuras adicionais, como champignons, mostarda, páprica e molho inglês, vieram, como sempre, da França, onde em 1800 o chef Thierry Costet que trabalhava na Russia resolveu "incrementar" o prato.

Mais de 200 anos depois, um macho desocupado e faminto, constatando que não havia nada em sua despensa por ter ficado com preguiça de ir ao supermercado, resolve improvisar (para não perder o costume) e cria a receita abaixo. Então, anote o que você vai precisar.

|| Ingredientes:

01 manga tommy
02 latas de atum inteiro ou em pedaços
02 caixas de creme de leite
01 tomate médio
06 colheres de sopa de Shoyu
02 colheres de vodka (ou cachaça)
Cebolinha picada
Azeite de Oliva
Pimenta do reino
Salsa picada ou desidratada
Champignon (opcional)

|| Como fazer:

Descasque a manga e corte em cubos (o tamanho fica a seu critério). Em uma vasilha misture a manga, o atum, a vodka e o shoyu. Reserve. Enquanto isso pique o tomate e a cebolinha e, se for utilizar champignons, corte-os ao meio. Junte isso ao que já está na vasilha, regue com azeite, tempere com pimenta do reino e salsa, misture bem e adicione o creme de leite. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. 

Este é um prato leve e rápido para os machos de plantão e fresco (ou de fresco) para quem vive em dieta. 

***********************************************************
Dica I: Esta receita acompanha bem saladas de folhas. Rasgue as folhas, forme um monte no centro do prato e coloque duas ou três colheres do strogonoff por cima. Para dar o toque final na frescura, decore com tomate cereja. :o)  (Você não está vendo que macho não come essas coisas!!!!)

Dica II: Você pode substituir o atum por kani. Fica a seu gosto.

Dica III: A manga tommy é a melhor pra este prato, pois tem a "carne" firme e mantém o aspecto de devez (termo utilizado para frutas que estão entre o verde e o maduro), com um leve sabor ácido. Mas se quiser variar, use e abuse da criatividade.


11 comentários:

  1. Huumm.. parece bommm!

    www.mastigandoemsalvador.com.br

    ResponderExcluir
  2. Diferente essa receita Túlio, não conhecia, gosto de sabores agridoces, lembra um pouco bem longe, bem longe, de maionese. Deve ficar bom sim por que não? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita, combina demais com o Natal que vem chegando ai...

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, coisas que surgem quando eu estou sem idéias... e sem ingredientes. :op

    Gostei muito da concepção do prato. Fica bem leve e, realmente, cai bem para uma ceia de Natal, Ricardo. Experimenta aí e dá uma modificado ao seu gosto.

    Josy, adoro agridoce também. E se não quiser o creme de leite, experimenta com iogurte. Ainda não testei, mas deve deixar o sabor leve também.

    Catarine... ficou mesmo uma delícia. :)

    ResponderExcluir
  5. deixa eu ti falar:eu já comi um stroggonf assim.!!!.bem geladinho!!num coquetel que fui!!!..e amei..diferente e otimo para êsse verãozão que vem ai..bjus

    ResponderExcluir
  6. Que receita boa, Tulio! Também achei ótima para a ceia de Natal, que final de ano no Brasil pede coisas leves e refrescantes, vamos combinar? Adoro mistura de doce com salgado, vou experimentar com certeza :-) Beijos!
    PS: Foi essa receita que vc teve que fazer de novo? Entendi completamente seus motivos e não te condeno :-)

    ResponderExcluir
  7. Iliane, ficou realmente um prato leve. Nem eu esperava. Fiz com o que achei na despensa e na geladeira. Tava com preguiça de ir no mercado. hehehe Mas não teve jeito. Tive que ir no dia seguinte pra refazer a receita para o post.

    Adri, foi isso aí que eu devorei. Não deu pra aguentar fazer cenário para a foto. kkkkk E como disse às meninas, a luz já tinha ido embora. A foto não ia ficar legal. (Tá, isso tudo é desculpa. Mas finge que acredita, ok?)

    ResponderExcluir
  8. Tulio delicia esse strogonoff gelado hein! Não conhecia e ficou 10!!! Hummm como a Adri falou, combina muito para ceia de natal mesmo, ainda mais que nordeste está sempre esse calorão né?! rs :) Tereza

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de manga posso usar a maçã???

    ResponderExcluir
  10. Para! Para! Para! digo eu, deixa um pouco para mim. com certeza cai bem com esse calorão por aqui.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkk
    Teresa, agora já acabou. Lembra da música da Xuxa? Bobeou, dançou! :op Mas faz aí que eu sei que você vai adorar. :o)

    Laís... maçã oxida. Não é uma boa. Além do mais, vai ficar mole e sem a crocância que a manga Tommy dá a esse prato.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.