24 de janeiro de 2011

Receita de Macho: Geléia de Pimenta com Abacaxi

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Você achou que não ia ver receita aqui? Esqueça! Tem receita sim, mas é receita de macho! Prática, rápida e com ingredientes fáceis de encontrar no mercado. Anota aí os ingredientes pra fazer uma Geléia de Pimenta, que acompanha bem carnes "doces" como porco ou serve pra você impressionar alguma mulher transformando o que muitas delas não gostam, em algo prazeroso (mais ou menos como levá-las para o futebol com os amigos no domingo de manhã prometendo que depois vocês vão almoçar no restaurante mais caro da cidade... com a sua sogra).

Bem, vamos lá. Antes de qualquer coisa você precisa entender o seguinte. Pimenta não arde. É, isso mesmo, pimenta não arde. O ardor vem das sementes. Então, se você as elimina, o ardor vai diminuir em mais de 60%, porque eliminar totalmente o ardor de pimenta é como tentar tirar aquela marca de batom do seu colarinho antes de chegar em casa depois da farra com os amigos. Ou seja, impossível!

|| Ingredientes:

4 pimentas dedo de moça (conhecida também como pimenta calabresa)
2 limões maduros e com muito suco
1 copo (daqueles que você toma cerveja no bar) de açúcar
1 abacaxi grande

|| Como fazer:

Retire os cabos das pimentas, abra-as em duas bandas e limpe as sementes. Para isso, basta passar a lâmina da faca por toda a extensão dela. Descasque o abacaxi, corte em pedaços e bata no liquidificador junto com  a pimenta. Despeje em uma panela, adicione o açúcar e o suco dos dois limões. Deixe ferver até que comece a espirrar (cuidado para não sujar o fogão, ou sua mulher te mata com a ajuda da sua "secretária do lar"). Retire do fogo, despeje numa vasilha ou pote de vidro previamente limpos e deixa esfriar naturalmente.

Esta geléia se conserva bem por até um mês, dentro da geladeira. Mas duvido que demore esse tempo todo pra você dar fim nela. Após isso ela pode começar a cristalizar e você vai sentir pedrinhas de açúcar nela. Para extrair o máximo de suco dos limões, utilize um truque: jogue no chão (limpo) e role o limão sob o seu pé (espero que você tenha lavado o pé depois do futebol) pisando com um pouco de pressão. Se achar isso não muito higiênico, seu nível de "macheza" já começa a ser questionado, mas você pode fazer o mesmo com a mão. Neste caso procure uma superfície resistente, como um balcão de pedra, porque você vai precisar de muita força.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.