1 de junho de 2011

Macho à prova de fogo

Cozinha: Vila Laura, Salvador - BA, Brasil
Caro amigo macho, você que andou se aventurando além deste blog deve ter encontrado diversas receitas por aí. E, certamente, em muitas delas você deve ter notado uma informação importante: a temperatura do forno. Sim! Claro! Os alimentos precisam de uma temperatura correta para ser bem preparados. Mas, se você não é um macho tão moderno assim e, ainda usa os fornos modelo troglodita, que não vem com um termostato e, também não tem um termômetro específico para fornos, como saber se a temperatura é a ideal para aquele prato?

Existe um truque simples para saber se a temperatura está correta (ou bem próxima da correta). Basta usar uma folha de papel sulfite branco. Traduzindo para os que não entenderam "papel sulfite": aquela folha que você tem na sua impressora e usa para imprimir as receitas aqui da internet.

Alguns minutos depois de aceso, coloque um pedaço do papel dentro do forno. Se ele conservar a cor natural por até 2 minutos, o forno estará brando ou baixo (até 160 ºC). Se em 1:30 minutos ele ficar amarelado, o forno estará numa temperatura média (cerca de 180 ºC). No entanto, se ele escurecer imediatamente, sugiro que corra e pegue o extintor (brincadeira!). Neste último caso seu forno estará em temperatura alta (a partir de 200 ºC). Espero que essa dica salve você de não queimar aquele prato especial pra o dia dos namorados.


*************************************************************************
Update: Hoje, 04/07/11, encontrei no Amélias de Salto, da Dri Viaro, uma dica parecida com esta. Só que no lugar de papel, ela utiliza pão. Veja o post da Dri clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.