31 de maio de 2011

Macho Emotivo: Lembrando da Infância

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Foto: Le Guide des Fromages
"Meu coração, não sei porquê, bate feliz, quando te..."... Opa! Foi mal aí macharada! É que eu estava aqui lendo o caderninho de receitas da vovó que encontrei no fundo de uma gaveta. E isso me trouxe muitas lembranças. Não exatamente pelo caderno, mas por ver nele uma receita que, enquanto metade das crianças comia na versão industrializada, eu comia na versão natureba! Hoje vou ensinar você, macho emotivo, porém aventureiro, a fazer o seu próprio Petit Suisse. Como assim? Você não sabe o que é Petit Suisse? Bom, acho que se lembrará dele se eu disser que ele "vale por um bifinho" (tenho que começar a cobrar por estes merchans).

Petit Suisse é um dos queijos macios, feito por coagulação láctea, preferidos pelos franceses. Foi inventado no século 19 por Charles Gervais, um trabalhador suíço em uma leiteria de queijo da Normandia. Geralmente são adicionadas frutas ao queijo e muitos consumidores de Petit-Suisse não sabem que o mesmo é um tipo de queijo, mas consomem mesmo sem saber, devido ao gosto e a textura serem diferentes de queijos típicos.

Fazer queijo não é lá muito complicado, só precisa de tempo e dedicação. Talvez os machos que morem em "apertamentos" sintam um pouco de dificuldade por ter que sentir aquele cheiro de queijo maturando dentro de casa. Mas se você se dedicar, caro amigo macho, sei que enfrentará esta adversidade e triunfará no final. A vantagem do Petit Suisse em relação aos outros queijos é que ele não precisa maturar e, por consequência, não deixará odores em sua casa. Anote o que você vai precisar.

|| Ingredientes:

02 litros de leite não fervido
02 xícaras de chá de morangos frescos
3/4 de xícara de chá de creme de leite
Açúcar a gosto
01 colher de sopa de suco de limão

|| Como fazer:

Deixe o leite coagular naturalmente por dois ou três dias. Depois de coagulado, coloque a massa dentro de um saquinho de algodão para dessorar. Quando a massa estiver ainda um pouco úmida, coloque-a numa tijela e junte os morangos e o suco de limão. Adoce, acrescente o creme de leite e bata rápido no liquidificador. Leve à geladeira e sirva gelado.


*********************************************
Dica I: Existem receitas mais práticas por aí, utilizando a ricota. Se não quiser ter o trabalho de esperar o leite coagular (talhar) e dessorar, você pode utilizar esta outra receita. Basta procurar que você acha.

Dica II: O leite "de caixinha" não serve para esta receita. Você deve usar o leite natural ou, se não tiver acesso, procure nos mercados pelo leite tipo A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.