22 de agosto de 2011

Macho Domingueiro: Pós-Churrasco

Como diria a Tereza, do Cozinha Perfumada:
Isso aí ficou uma gordosura!
É isso aí amigo macho. Domingo é o Dia Internacional de Queimar a Carne para qualquer macho que se preze. E esse negócio de saladinha, arrozinho, batatinha e outros acompanhamentos é invenção de não-machos (mulheres). Porque macho que é macho come só carne, bebe cerveja e limpa a gordura dos dedos na calça mesmo. Mas... e após o churrasco? Vai dizer que aquele pavê que a sua companheira fez, ou o sorvete que ela comprou não cai bem? Se você concorda comigo que um doce após o churrasco é muito bem-vindo, assuma seu lado formiga e surpreenda as esposas cri-cri dos seus amigos com o "docinho" abaixo.

Ontem eu estava de bobeira, na cozinha, catando algo doce que não fosse açúcar para comer, e me deparei com as seguintes opções: um pote de creme de chocolate com avelã... e umas balinhas de maçã verde meio suspeitas. Preciso mesmo falar o que escolhi? Mas comer o creme de avel... Tá certo!!! Tá certo!!! Me rendo. Não falar o nome dele é o mesmo que ficar falando "palha de aço" quando você sabe exatamente o que eu quero dizer. Então... como eu ia dizendo... comer Nutella® puro, apesar de tentador, é um pouco de exagero. Achei uns biscoitos cream cracker na despensa e mandei ver. Sei que foi um pecado o que cometi, mas... era o que eu tinha disponível na hora. E em tempos de guerra e escassez de recursos, vale tudo. O sal do biscoito combinou bem com doce do chocolate. Então me inspirei numa receita que o pessoal da Alimentos Fortaleza (um merchan de leve Fortaleza. Aleluia!!!) usou pra me torturar outro dia, e "criei" isso aqui.

|| Ingredientes:

01 pacote de biscoito Cream Cracker 
01 pote de Nutella®
500g de chocolate meio amargo

|| Como fazer:

Esquente um pouco de água e derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Enquanto ele derrete, faça "sanduíches" de duas ou três camadas com os biscoitos e o Nutella® e reserve. Quando o chocolate estiver completamente derretido, retire-o do banho-maria para que comece a esfriar. Ele não pode estar quente quando você começar a trabalhar com ele e os biscoitos. Com a ajuda de um garfo de banhar... não tem um garfo de banhar? Ok. Use um comum então. Com a ajuda de um garfo, mergulhe os biscoitos completamente no chocolate, cubra-os, escorra o excesso e coloque-os sobre uma folha de papel-manteiga ou papel alumínio para secar. O tempo de secagem depende da temperatura. Quando mais quente, mais demora. Se quiser acelerar o processo, leve à geladeira por aproximadamente 5 minutos. Não mais que isso pois o chocolate e o frio não se dão muito bem. O chocolate estará seco quando você tocá-lo e não deixar as suas digitais ou ele não sujar os seus dedos.

Pronto! Sirva os seus "crackertellas" (tá, o nome é horrível, mas eu inventei, chamo como quiser) para os amigos e veja a inveja estampada na cara das suas respectivas. :o)


*************************************************
Nota I: Nesta foto da receita eu usei biscoito Maria sabor chocolate da Alimentos Fortaleza (Aêêêê!!!!! Isso é o que eu chamo de um merchan descarado) porque a anta aqui (ressalto que antas são animais inteligentes mas, um tanto quanto esquecidas) esqueceu de comprar o biscoito cream cracker e só tinham dois no pacote que estava na geladeira. Sendo assim... eu fiz um que ficou meia-boca e não quis fotografar ele.

Nota II: Se você é um macho novato no assunto chocolate, o melhor a fazer é usar o chocolate fracionado, pois ele não precisa de temperagem que é o processo utilizado para esfriar o chocolate até o ponto onde ele pode ser trabalhado corretamente.

Nota III: Se quiser, substitua o Nutella por doce de leite em pasta. No dia seguinte os biscoitos terão absorvido a umidade do chocolate e do doce, ficando macios. Quem comer (e for meio desligado) jurará que se trata de um autêntico alfajor. :o)

2 comentários:

  1. Tulio suas "crackertellas"estão deliciosas e divinas!! Adoraria algumas delas aqui e agora com um café...seria uma alegria! ahhaha Ficaram lindas parabéns ! E obrigada por lembrar de mim !! =) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meldeus!!!
    Isso é até um desaforo.
    Como sempre tu dando receitinhas pouco maravilhosas para deixar nós mulheres mega orgulhosas de nossos "machos gourmets".
    Túlio, certo de que quando eu for te visistar tu vai preparar essa e mais ( no mínimo) 34 receitas dessas que tu posta aqui!
    Bjuuuuu

    PS: To loca pra ver o post sobre chocolate :P

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.