14 de novembro de 2011

Macho Padeiro, o Retorno: Pão de Aveia e Linhaça

Cozinha: R. Cap. Melo, 22-336 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Pão com Aveia e Linhaça
Mais uma vez meu lado padeiro foi posto à prova. Após tentativas frustradas de fazer uma simples mistura de água, fermento, farinha e sal, que anima o café da manhã de muita gente, eu posso bater no peito e dizer com orgulho: consegui! Desenrolei uns pãezinhos com aveia e linhaça que fiz utilizando a farinha da Fleischmann que a Carla me indicou. O resultado vocês conferem na foto. Durante o processo eu tive um pequeno contratempo com o meu forno que resolveu querer me sabotar. Tive que abrir pra dar um jeito e os pães deram uma pequena murchada. Mas no final ficaram com uma casquinha dura e o recheio macio, lembrando mini-pães italianos.

Como desde novembro de 2010 eu vinha num compromisso sério de não trazer pão para casa, diminuindo assim o consumo desse treco viciante, tive que pensar direitinho no que ia fazer. A solução "menos pior", para não comprometer a minha consciência, foi adicionar um pouco de fibra ao pão. Tá, você que é nutricionista vai dizer "não se iluda, Túlio, isso é pão de qualquer jeito" e eu sei disso. Mas deixa eu me enganar um pouco?!?! Só faltam mais dois pacotes de farinha, tá? Até lá muito pão, pizzas e focaccias vão rolar.  

Sem muitas delongas, mesmo porque nem tem muito o que falar sobre esse negócio que, quentinho e com manteiga derretendo, vicia a gente, vamos ao que interessa. Anote o que você vai precisar e como fazer o seu pão engana consciência. :)

|| Ingredientes:

03 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia e farinha de linhaça misturadas
01 xícara de leite
01 ovo
01 pacote de fermento seco
01 colher de sopa de açúcar
02 colheres de chá de sal

|| Como fazer:

Em uma vasilha, misture a farinha e o açúcar. Leve o leite ao fogo até que fique morno. Cuidado para não deixar ficar muito quente. Isso "mata" o fermento. Misture o fermento no leite e deixe agir por uns 2 minutos.  Aos poucos, adicione o leite fermentado à farinha, misturando sempre. Forme uma massa e leve para uma superfície onde possa trabalhá-la. Sove por 05 minutos. Adicione o ovo e a mistura de aveia e linhaça sovando por mais uns 10 minutos sem parar. Adicione o sal e sove por mais 5 minutos para que misture bem. Dê a forma desejada à massa e coloque em uma assadeira ou forma enfarinhada para descansar por 1 hora. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos.

**************************************************
Dica I: Esta é a minha maneira de fazer pão. Cada um tem a sua. Mas muito do que usei durante o processo aprendi em um post da Carla Maicá lá no Cucina Artusiana. Clique aqui para ler o post.

Dica II: Eu costumo peneirar a farinha e trabalho direto sobre o balcão, fazendo um monte e abrindo uma cova no centro onde vou adicionando os ingredientes. Mas se você não quiser ou não tiver espaço pra isso, use uma vasilha para misturar e, depois, leve a massa para uma mesa, balcão ou pia. 

Dica III: Coloco o sal no final porque, por ter a propriedade de desidratar as coisas, ele pode interferir na fermentação durante a sova. Essa dica aprendi com um italiano que conheci a um tempo atrás e que fazia umas pizzas muito boas e macias.

Dica IV: Para esse pão usei a aveia em flocos, pois era a que eu tinha disponível. Mas, sugiro o uso da farinha de aveia. E a linhaça, se tiver disponível, use a semente no lugar da farinha.






6 comentários:

  1. Já falei pra Manu, o próximo pão tem que ser com recheio de peperoni e catupiry viu??

    ResponderExcluir
  2. E ficaram bonitos Túlio, imaginei ele saindo do forno e uma manteiguinha ou acompanhado de um salaminho, ou queijo...hummmm pão é muito bom, no fazer e no comer. Gostei, ainda não achei essa farinha especial, mas vou experimentar também...Bjos uma ótima semana e feriado.

    ResponderExcluir
  3. Q delicia.
    Eu estou numa faze de pães tbm. rsrsr
    Vou anotar.

    http://boracozinhar-lu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero dizer aqui a todos que degustei esses deliciosos paezinhos. Huuummmm...Pense numa delicia! Ainda bem que moramos no mesmo condominio, não dá tempo de esfriar.KKKK

    ResponderExcluir
  5. Apareceu a margarida...ops, o pão! Cheirinho de pão caseiro é bom demais, seus pãezinhos ficaram uma beleza. E as fibras no pão dão uma ajuda sim, como não? Se você está evitando, fez certíssimo: quando cair na tentação, vá no integral. Sendo que eu teria ideias muito mais gordas para esse seu pãozinho tipo italiano, hehe. Beijos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.