24 de maio de 2011

Bebida de Quase Macho: Milk-Shake de Café

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Hoje é o Dia Nacional do Café. Essa informação pode parecer insignificante para você caro amigo macho, mas leve em conta que ele faz parte da sua vida, você gostando dele ou não. E apesar das divergências entre os benefícios e malefícios do nosso pretinho básico de cada dia, ele tem a contribuir com sua parcela de sabor em diversos pratos e bebidas. E para comemorar este dia, vamos a uma receita rápida que te ajudará a conquistar de uma vez por todas a sua sogra, fazendo com que ela pegue menos no seu pé. 

O milk-shake é uma bebida à base de leite e algum outro alimento, normalmente, fruta e/ou sorvete, e a primeira referência a ele foi em 1885. Nesta época a bebida nada mais era que uma mistura de leite e whisky. Por volta de 1900 o termo foi atribuído a uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha, frequentemente acompanhada de sorvete. Para preparar o "milk-shake tira sogra do nosso pé" você vai precisar de:

|| Ingredientes:

4 bolas se sorvete de creme, baunilha ou chocolate
Meia dose de whisky
100ml de café bem forte ou 1 colher de sopa de café solúvel
Calda para sorvete sabor chocolate ou Nutella®

|| Como fazer: 

Com Liquidificador: coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata usando a função pulsar até que tudo esteja misturado.
Com um mixer: em um copo alto, coloque os ingredientes e vá misturando lentamente. 
Em uma taça alta (de preferência própria para sorvete) derrame um pouco de calda de sorvete nas laterais ou use uma colher para passar o Nutella® (me deve esse merchan, Ferrero!!). Transfira o milk-shake para ela. Sirva com canudo.

********************************************************
Dica I:  Uma dica importante é que o milk-shake não deve ser batido mas, sim, misturado. Por isso é importante evitar usar o liquidificador. Se no entanto você não possui um mixer adequado, pode usar apenas a função pulsar do seu liquidificador, sempre na velocidade mais baixa e batendo por apenas 1 ou 2 segundos por vez até que tudo esteja misturado.

Dica II: Um bom milk-shake é cremoso. Por isso evite o uso excessivo de leite ou outros líquidos. Uma proporção quase perfeita é a de metade de líquido para cada parte de sorvete. Exermplo: 50ml de leite para 100gr de sorvete.

Dica III: Se você é viciado em café como eu e tem acesso a uma máquina de espresso, substitua o café comum pelo espresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.