22 de junho de 2011

Confissões de um Macho Viciado

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
O entorpecente que cozinhei agora à tarde.
Sim, amigos. Sou viciado! Chega esta época do ano... festejos juninos... e eu me entrego ao vício. E a culpa? É do maldito amendoim. Chego a pensar que, como diz uma amiga minha, "esse negócio não é coisa de Deus". Me sento à mesa e tento resistir ficando ali apenas eu e minha cerva geleada. Mas ele me olha... me seduz... então pego o primeiro e não paro mais. 

Se você não mora no nordeste, não tem parentes por aqui, ou nunca passou os festejos juninos nesta região, pode estar estranhando a foto ao lado. Em muitos estados, e até mesmo em alguns estados aqui do nordeste, o amendoim é servido como aperitivo... mas torrado. Aqui na Bahia e em alguns outros estados, no entanto, nesta época do ano ele é preparado de forma diferente, mas fica tão bom (meu vício que o diga) quanto. Vou ensinar a vocês agora como é simples preparar seu novo víci... ops... seu novo petisco.

Em primeiro lugar, você deverá ter acesso ao amendoim ainda com a casca. De preferência, recém retirado da terra. Aqui na Bahia é comum encontrar assim. Em outros estados eu não sei informar. Com o amendoim em mãos, basta lavar bastante para limpar toda a terra e resíduos que tenham vindo com ele. Eu costumo jogar no tanque de roupas, encher o tanque com água e ir lavando, repetindo o processo até que a água esteja limpa. Depois de  lavado, basta deixar uma meia horinha (opcional) de molho e levar para cozinhar com bastante água e sal. Estará pronto quando, ao apertar, a casca ceder facilmente e a semente estiver macia.

Pegue uma "bacia" do entorpecente (acredite, você nem vai se dar conta da quantidade), uma cerva bem gelada, sente numa mesa e se entregue ao seu novo vício. 

3 comentários:

  1. Oii Túlio!! Amendoim com casca é bem comum no Nordeste todo né!!Combina muito com essa festa junina e com uma cervejinha gelada então!?? Hummmm dá para comer vários brincando...hahaha Bom feriadão pra vc !! Abraços Tereza

    ResponderExcluir
  2. Compartilho o mesmo vício... mas aqui estou sem acesso a amendoim "in natura" fresco... realmente, uma bacia não é exagero !
    bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  3. Tereza e Lívia. Desculpem pela demora na resposta. Estes dias eu "me dei férias". :O) A melhor parte do São João, pelo menos no interior, é sair de manhã, sem tomar café, e voltar à noite, bem alimentado e bêbado. hehehehe
    Lívia, já tô seguindo o seu blog. Adorei!!! ;) Vou comentar lá depois. Beijão!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.