27 de junho de 2011

Macho no Feriadão: Improvisando

Cozinha: Stella Maris, Salvador - BA, Brasil
Período de feriadão é meio deprimente para mim. Mercados fechados, feiras não funcionam, nem o mercadinho da esquina me dá atenção. Sei que isso parece choradeira de um cara fresco ou, pior, de um não macho na TPM, mas como é que se faz novas experiências assim?! O jeito é apelar para o que se tem esquecido na despensa. E foi exatamente o que fiz, meu caro amigo.

Ontem, na falta do que fazer, resolvi modificar um pouco o menu do almoço dando um novo sabor para aquele franguinho sem graça que eu costumo fazer com frequência. Tá certo! Confesso! Odeio cozinhar no dia-a-dia. Mas, levante a mão o cozinheiro ou chef que gosta. O meu prazer na cozinha é criar uma coisa ou outra pra impressionar aos amigos e, a mim mesmo, claro! Sendo assim, acrescentei uma coisa aqui... outra ali... e desenrolei a receita abaixo que compartilho com vocês.

Antes de seguir com a receita, vale informar que o Anis Estrelado utilizado, além de dar um leve sabor ao prato, tem outras propriedades, como a de facilitar a digestão e inibir gases provenientes do uso do creme de leite. Sim! Isso mesmo amigo macho. Ele impede que você deixe o ambiente com cores suspeitas após encarar essa massa com creme de leite. Agora, vamos ao que interessa.

|| Ingredientes:

Filezinhos de peito de frango (sassami)
Suco de 02 laranjas
03 "flores" de Anis Estrelado
01 colher de café de Alecrim
01 colher de chá de Colorau
01 punhado de Orégano
01 colher de sopa de Manteiga
01 caixa de Creme de Leite
Azeite de Oliva a gosto
Sal a gosto

|| Como fazer:

Coloque os filezinhos de frango numa frigideira e despeje sobre ele o suco das duas laranjas. Se você é do tipo que não suporta o cheiro de frango que fica quando não se tempera ele com vinagre, fique tranquilo. O ácido da laranja fará o mesmo trabalho que o vinagre ou limão que você usaria. Coloque o anis estrelado e leve para cozinhar em  fogo alto virando após 5 minutos do início do cozimento. Abaixe o fogo e adicione o alecrim, o orégano e o sal. Deixe cozinhar até que o suco da laranja comece a reduzir.

Retire os filezinhos e reserve em um prato. Adicione o colorau, o azeite e a manteiga misturando bem. Assim que a manteiga derreter apague o fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem até que não veja mais o branco do creme de leite. Retorne os filezinhos para a frigideira jogando o creme formado por cima deles. Está pronto! Sirva com um Penne Tricolore (apesar de eu achar brega, fica bonito por conta do colorido e melhor que esse branquinho sem graça do fusilli que eu tinha na despensa).

*****************************************************************
Dica I: Existe um sassami da Sadia (olha o Merchan!!!) que já vem temperado. Se quiser, pode usar este, mas aí você modera nos outros temperos.

Dica II: Após colocar o sassami na frigideira, jogue o suco de laranja por cima de todos e espere cerca de 5 minutos antes de levá-lo para o fogo. O ácido da laranja vai começar o cozimento economizando tempo e gás. Não estranhe se ao virar os sassamis eles estiverem grudando no fundo da frigideira. Isso se deve à reação do ácido no frango.

Dica III: Você pode trocar o colorau por um pouco de "amor" (tá me devendo essa, Ajinomoto!). O efeito é o mesmo. Só tenha certeza que não tem sal no tempero.

Dica IV: Quando for colocar o orégano, coloque-o na palma da sua mão e, em cima da panela, esfregue a palma de uma  mão na outra. Isso vai triturar o orégano liberando mais ainda o seu sabor e aroma.

5 comentários:

  1. Oii Tulio! Delicia esse franguinho com massa viu! Tb detesto cozinhar comida de dia a dia... monótono né! hahaha Adorei o anis estrelado! Eu tenho aqui mas nunca usei porque não sabia q receita usar!! :D Obrigada!! Abraços, Tereza

    ResponderExcluir
  2. Tereza, o anis tem uma versatilidade enorme, inclusive na fabricação do Arak (bebida árabe). Carne de porco também fica muito boa com ele. Certa vez assei um pernil no forno baixo, regado no suco de laranja e anis estrelado. Após retirar o pernil, fiz uma calda de açúcar, juntei mostarda e adicionei à redução do suco que ficou na assadeira. Eu gostei. Experimente!

    ResponderExcluir
  3. Não fique deprimido em feriados pois é uma ótima fase para ir conhecer restaurantes novos tb! Adorei o seu blog, estou seguindo! Gostaria de convidá-lo a conhecer o meu blog www.yeswecooking.blogspot.com
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Um sabor novo para experimentar na minha cozinha... Grato por compartilhar...

    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cecília e Daniel. Blogs adicionados aqui na lista dos gourmets. :o) Obrigado pela visita e pelos comentários. Vou dar um pulinho no blog de vocês também pra apreciar as delícias.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.