21 de novembro de 2011

Macho Padeiro Alemão: Pretzels nunca mais!

Cozinha: R. Cap. Melo, 22-336 - Stella Maris, Salvador - BA, 41600-610, Brasil
Pretzels com Parmesão Ralado
Não! Não pretendo abandonar minha nova carreira de macho padeiro. Principalmente depois que descobri a farinha que facilita a minha vida (valeu Carla Maicá!). Mas esse lance de padeiro alemão não vai rolar. Fiz pretzels pela primeira e última vez na minha vida. O problema nem é a massa, que é básica como a de qualquer pão. O que pegou foi dar aquela forma retorcida e esquisita. Digamos que, apesar de ter brincado com massa de modelar na infância, como bom macho, não sou a pessoa mais indicada para moldar massas fininhas. Neste quesito, tô mais para macho pedreiro que macho padeiro. Meus pretzels mais lembravam roscas de natal. Estes bonitinhos da foto são arte de Manu, que se empolgou e eu me aproveitei deixando ela enrolando massa. Ah! Aproveitador? Eu? Eu já tinha feito a parte pesada de sovar a massa. Alguém nesta casa tem que trabalhar, né?

Como sei que tem gente querendo aprender a fazer, prepare seus apetrechos de cozinha, vista sua roupa de alemão e vamos ao que interessa.

|| Ingredientes:

03 xícaras de farinha de trigo
01 ovo
01 pacote de fermento seco
01 pitada de sal
03 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de leite morno
1/2 xícara de água morna
100 gramas de gordura (manteiga, margarina ou gordura hidrogenada)

|| Como fazer:

Massa enrolada antes de ir ao forno
Como já citei aqui antes, você pode fazer o processo do pão em uma vasilha e, depois, transportar a massa para um balcão ou mesa para trabalhar. Mas como eu tenho um balcão em casa, faço direto nele. Você também pode esquentar o leite e a água separadamente, mas como esse blog visa facilitar a vida da macharada, junte os dois em uma leiteira e leve ao fogo até que fiquem mornos. Apague o fogo e jogue o fermento dentro para que ele comece o processo de fermentação. Espere 5 minutos para fermentar. Lembre-se que não pode estar muito quente ou você "matará" o fermento.

Peneire a farinha e crie uma cova no centro. Adicione o açúcar, o ovo e vá misturando o leite e água com fermento até que forme uma massa. Sove por 10 minutos para que fique lisa e sem grumos. Adicione mais farinha se sentir que está muito grudenta. Após a sova, adicione o sal, a gordura e sove mais 5 minutos para incorporar bem. Se a massa ainda estiver grudando muito, corrija com farinha. Mas cuidado para não passar do ponto.

Após a sova, retire pequenos pedaços da massa, faça bolinhas e abra em cordões. Lembre de quando você brincava com massa de modelar. Basta rolar ela no balcão sob a palma da sua mão. Forme um U com o cordão de massa, trance e dobre para dentro (veja a foto para ter idéia do formato). Pré-aqueça o forno por 10 minutos e leve para assar em forno médio por cerca de 25 minutos. Quando estiverem dourados, retire do forno, pincele com manteiga e escolha se ele vai ser doce ou salgado. Se for doce, salpique uma mistura de açúcar e canela. Se for salgado, você pode usar parmesão ralado. 

Pronto! Você fez seus próprios pretzels e, no momento em que estiver enrolado com a massa, vai entender perfeitamente porque eu nunca mais quero fazê-los. :)

**************************************************

Dica I: Se quiser que o Pretzel fique crocante por fora e macio por dentro, existe um truque bem interessante. Dilua 50g de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e, antes de levar os pretzels ao forno, banhe-os nesta mistura. Não precisa demorar. Coloque em uma escumadeira, mergulhe rapidamente e coloque na forma para assar. 

Dica II: Você pode dividir a massa em 4 partes e fazer Mega-Pretzels no lugar dos pequenininhos. Vou confessar, essa idéia até me apetece muito mais e, se eu voltar atrás na idéia de abandonar o Alemão que existe em mim, eu vou optar por ela.





16 comentários:

  1. Túlio, o que vem a ser 1 pacote de fermento seco, em colheres?

    ResponderExcluir
  2. João, recomendo usar o fermento instantâneo seco pois ele é 3 vezes mais forte que o fresco. A embalagem contém 10g, que equivale a uma colher de sopa. Se for usar o fresco, use 3 colheres de sopa.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, algumas pessoas estão tendo problemas para comentar. Isso é um erro do Blogger. Basta limpar o cache do seu navegador e tudo se normaliza.
    Túlio

    ResponderExcluir
  4. Túlio o bom de vir ao seu blog é que se ri muito com vc e saimos sempre aprendendo algo, já pensei em fazer pretzels em casa, mas depois do seu relato, fico desencorajada, por que eu não tenho muita paciência para modelar não!!! Até que sua esposa se saiu bem na confecção deles, ficaram lindinhos e bem parecidos. E claro como formiga que sou adoraria aqueles com canela, mas esses salgados com queijo também ficaram bem convidativos. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Tulio, antes de ler o resto eu estava pensando em comentar que, apesar de você se dizer um macho pedreiro para pretzels, rs, os seus tinham ficado bonitos. Mas depois descobri que foi obra da esposa :-) Mas o trabalho em família valeu a pena, viu: pretzels com cara de pretzels, coisa chique :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adri, rolaram dois Mega-Pretzels que ficaram legais e foram hoje para o café da manhã. Um doce e um salgado. Mas os outros... confesso... nem toquei. Ela me viu fazendo... achou legal... pediu pra fazer... gostou... e eu deixei e fui beber com a Don'Anna. #Exploração kkkkkk

    Josy, os Mega-Pretzels não deram trabalho algum. O que eu não tive paciência foram pra esses pequenininhos. Então... aconselho que faça sim. É uma experiência válida. E se, como eu, não tiver saco... faça o grandão mesmo. É Pretzel de qualquer forma. :)

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu adoro pretzel e vou confessar que às vezes, veja, às vezes também sou chegada numa receita perrengue.kkkk
    Ficaram lindões, parabéns à sua esposa e parabéns a vc, pois macho que é macho não faz pretzel bonitinho, concorda???kkkk
    O que até acho pior da massa de pretzel é que vc enrola e o rolinho encolhe...afff...kkkk

    ResponderExcluir
  8. Não muito tempo atrás, uma prima minha estava grávida louca para comer pretzels. O bebê já nasceu, mas encaminhei a receita pra ela assim mesmo

    ResponderExcluir
  9. Tulio adoro Pretzels, prefiro com açúcar e canela, nunca fiz porque tenho medo de cometer o pecado da gula.rsrs

    ResponderExcluir
  10. Gut gemacht Herr Sousa! Até fiquei com vontade :P
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  11. Tulio que delicia!!! Seu pretzels ficaram lindos e confesso que nunca tentei fazer! Sua esposa é bem jeitosa e caprichosa, ficaram lindos e iguaizinhos!! hahaha Vc sempre tem um texto ótimo! =) Parabéns pela receita e sucesso em dupla!! Quem sabe eu tomo coragem e faço alguns? Mas farei na versão maiores porque adoro pretzels e sou gulosa, quero comer vários...de canela, de queijo...rsrs Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  12. Olá, Túlio!
    Adorei o teu espaço, é a minha primeira visita e já ri muito com o teu sentido de humor. Fiquei fã e vou espreitar sempre que puder. Um abraço de Portugal

    ResponderExcluir
  13. Gente, sei que estou em dívida com as respostas pra vocês, mas final de ano pra mim é correria pura. Então... vamos lá. De baixo pra cima...

    Andreia, seja bem vinda. Como já citei aqui, cozinha tem que ser divertida. E justamente por isso, eu boto aqui no blog toda a graça que encontro nela. :)

    Tê! A massa do pretzel é massa básica de pão. A parte chata é só dar a forma. Se vc estiver num dia de fúria, nem tente. Mas se estiver naqueles dias em que seria capaz de contar quantos grãos de areia tem na praia... se jogue!

    Queila, deixa passar as festas de final de ano que eu vou marcar com a Don'Anna pra a gente fazer um dia gourmet... se bem que eu prefiro que o dia seja bem gourmand. hehehe

    Teresa (Ou Tê 2? hehehe), às vezes o pecado da gula é tããããõoooo bom... hehehe

    Wannabe, vai que ela volta a ter desejo, não é atendida e o próximo nasce com cara de pretzel? Melhor não arriscar. hehehe A receita é fácil. Manda pra ela sim.

    Sandra... eu enrolava... o rolinho diminuía... e a minha paciência também. kkkkkk Mas assim como você, sou chegado numa receita "Missão Impossível". Fica mais gostosa quando você olha pra ela e diz: "Venci!!" :)

    ResponderExcluir
  14. Túlio, estava com saudades de passar por aqui e me divertir com seus textos! Nunca fiz pretzel, mas confesso que a ideia de ficar enrolando vários pequenos me desanimou. Até que cheguei ao fim do texto e você deu a ideia do mega-pretzel!!! Taí uma coisa que já me vejo fazendo!! beijos

    ResponderExcluir
  15. Hahahaaaa... eu não ia deixar de peguntar sobre a farinha, que a Carla Maicá, (que eu não conheço)te deu né??? Qual é??

    ResponderExcluir
  16. Ana, na verdade não foi a Carla quem me deu a farinha. Ela apenas indicou. Aí a Fleischmann viu que eu não estava encontrando aqui em Salvador e me mandou uma cesta com alguns produtos e com a farinha também. A farinha indicada é uma farinha especial, feita de grãos de trigo duro. Aqui a referência direto no site deles: http://www.fleischmann.com.br/produtos/item.php?id=91
    Espero que isso ajude. :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos e as críticas construtivas são bem aceitas. Mas me reservo o direito de apagar qualquer comentário que contenha propagandas (SPAM), conteúdo vulgar ou ofensivo. Retribuo educação com educação.